O Município de Lousada desenvolve nesta quadra natalícia um conjunto de atividades adaptadas às circunstâncias atualmente vividas, com a redução de várias atividades que vinham sendo hábito nos anos anteriores. Por outro lado, são reformuladas iniciativas de acordo com as regras da Direção Geral da Saúde, mantendo-se a iluminação de Natal dando cor e alegria própria desta época.
Este é um ano atípico que remete para alterações a diversos níveis. Nesse sentido, “o apoio social aos estratos sociais mais desfavorecidos e mais atingidos com esta pandemia está a ser
reforçado, para que toda a ajuda seja prestada a cada família Lousadense nesta quadra natalícia”, destaca o Vereador da Ação Social, Dr. Nélson Oliveira.
Ao longo das últimas semanas foram realizadas reuniões com os comerciantes e empresários locais, de modo a preparar a quadra natalícia, em articulação com os diversos agentes locais. Este ano não vai haver a tradicional tenda de Natal com as atividades a desenrolarem-se em espaço fechado, optando-se pela instalação de um Mercado de Natal ao ar livre, na Praça das Pocinhas, com bancas de venda ao público e entradas limitadas, cumprindo as orientações da DGS nos horários predefinidos para o efeito.
O Mercado de Natal inclui o tradicional Vila Market, que vai acontecer de 5 a 8 dezembro, a venda de produtos artesanais, entre os dias 10 a 13 dezembro, e produtos locais, de 18 a 23 dezembro.