Candidaturas ao programa Porta 65 – Jovem até 25 de maio
Entre os dias 20 de abril e 25 de maio estão abertas as candidaturas ao programa Porta 65 – Jovem, cujo principal objetivo passa por regular os incentivos aos jovens arrendatários.
Com a implementação do programa pretende-se, entre outros aspetos, permitir que os jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem tenham mais autonomia, mas também que se
verifique a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento.
O programa apoia o arrendamento de habitações para residência, atribuindo uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal.
Podem candidatar-se a este programa jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos (no caso de casais de jovens, um dos elementos pode ter até 32 anos) que sejam titulares de um contrato de arrendamento celebrado no âmbito do Novo Regime do Arrendamento Urbano (NRAU) e não usufruam, cumulativamente, de quaisquer subsídios ou de outra forma de apoio público à habitação. Nenhum dos jovens membros do agregado pode ser proprietário ou arrendatário para fins habitacionais de outro prédio ou fração habitacional e não pode ser parente ou afim do senhorio.
A apresentação das candidaturas é feita através do portal da Habitação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Para esclarecimento de dúvidas pode ser contactada a Divisão de Ação Social do Município de Lousada, consultar o Portal da Juventude (www.juventude.gov.pt), a Linha da Juventude (707 20 30 30), ou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana através do telefone (808 100 065).