Início » CIM do Tâmega e Sousa acolheu visita de especialistas estrangeiros em transformação digital de PME

CIM do Tâmega e Sousa acolheu visita de especialistas estrangeiros em transformação digital de PME

por admin

A sessão decorreu entre 18 e 20 de maio

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) acolheu uma visita online de especialistas estrangeiros em transformação digital de pequenas e médias empresas (PME). A visita, que teve uma duração de três dias, com término no dia 20, inseriu-se no âmbito do projeto europeu DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation, do qual esta CIM é parceira, e que tem como objetivo apoiar e promover a competitividade das PME através da transformação digital do ecossistema empresarial, propondo soluções que aumentem a capacidade para utilizarem tecnologias e abordagens empresariais inovadoras.

O evento contou com a participação de empresários e de representantes do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, da COTEC Portugal, da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, da AEP – Associação Empresarial de Portugal, de associações empresariais e industriais, de associações de municípios, de associações de desenvolvimento local e regional, de incubadoras de empresas, de instituições de ensino superior e de centros de formação profissional. 

A agenda da visita incluiu a recolha de informação por parte destes peritos sobre o estado atual da transformação digital da indústria regional e sobre as políticas públicas de acesso das PME a fundos para soluções tecnológicas. Aos especialistas foram ainda dadas a conhecer boas práticas de digitalização implementadas por entidades públicas regionais e nacionais, de que são exemplo a iniciativa Indústria 4.0, da COTEC Portugal, as Lojas de Cidadão, da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, e o Espaço Empresa, do Município de Paços de Ferreira. Foi ainda apresentado o caso de sucesso da Petratex, uma empresa de Paços de Ferreira que é um exemplo ao nível dos benefícios da digitalização de processos de produção, focalizada no melhoramento contínuo e na inovação.

O DigiBEST é um projeto de cooperação inter-regional para a melhoria da política de promoção da competitividade das PME, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Governo da Noruega, através do programa INTERREG EUROPE.

A par da CIM do Tâmega e Sousa, integram o projeto DigiBEST mais seis entidades de cinco países europeus: o Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, entidade que lidera o projeto, a Universidade da Letónia, a Região de Trøndelag (Noruega), a Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional (Itália), a Província de Granada (Espanha) e a instituição financeira Austria Wirtschaftsservice Gesellschaft (Áustria).

www.cimtamegaesousa.pt

Também poderá gostar de

Escrever um comentário