Início » Valter Lobo atua em Lousada no dia 10 de julho

Valter Lobo atua em Lousada no dia 10 de julho

por admin

Lousada vai ser palco do Festival Inventa no dia 10 de julho, sábado, com a atuação de Valter Lobo. 

O espetáculo vai decorrer, pelas 21h30, no Parque de Lazer de Vilela, em Aveleda, inserindo-se num projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa. 

Valter Lobo é um cantautor que se deu a conhecer com um “Inverno EP”, em 2012, que rapidamente o levou para palcos como o CCB e a Casa da Música, no âmbito do Misty Fest, assegurando as primeiras partes de Scott Matthew. 

Com o primeiro álbum, Mediterrâneo, em 2016, de onde se destacam canções como “O Governo não sabe nada do nosso amor”, “Quem me dera” ou “Oeste”, afigurou-se como um escritor de canções em português da nova geração a não perder de vista. A melancolia permanente a pautar as sensações e uma intensidade nas performances ao vivo já lhe valeram elogios rasgados de muitos ouvintes e artistas, entre eles o singer songwriter irlandês, vencedor de um Óscar da 

Academia, Glen Hansard, que o convidou a participar com as suas canções durante os seus concertos. 

Festival Inventa percorre o território do Tâmega e Sousa 

O festival Inventa propõe-se a provocar os territórios intervencionados, a sua população e os fluxos turísticos no biénio 2021/2022, privilegiando a realização de atividades culturais e artísticas em espaços naturais, paisagísticos e patrimoniais, aliadas ao desenvolvimento de visitas guiadas e contextos de divulgação do património cultural da região. A rede de programação cultural descentralizada à escala regional materializa-se pela realização de eventos integrados em oito atividades programáticas nucleares, conectadas entre si e descentralizadas nos territórios parceiros da rede. A programação responde a um fio condutor artístico comum, a um eixo programático no património arquitetónico, natural ou paisagístico e a um grupo de projetos artísticos em itinerância em cada ciclo programado, contribuindo para o desenvolvimento de públicos. 

A região do Douro, Tâmega e Sousa reveste-se de um enorme referencial histórico a valorizar, aliado ao desenvolvimento de estratégias culturais nas últimas décadas com ambição comum, dispersando-se por um território patrimonialmente rico, em termos naturais, arquitetónicos e culturais. Assim, a relevância desta parceria torna-se evidente ao potenciar o desenvolvimento de uma estratégia de programação transversal, em ligação ativa com o património e a paisagem, apta a captar visitantes, turistas e potenciais “novos” habitantes para estes territórios. 

A narrativa do desenvolvimento cronológico das atividades de programação segue uma dramaturgia de (re)visitação da história do território, desde a sua origem – valorizando as paisagens naturais, passando pela civilização e seu desenvolvimento técnico – destacando a diversidade patrimonial, e em especial dos períodos Românico e Barroco – e, por fim, encarar a atualidade e a civilização urbana nas suas características essenciais, promovendo valores de diversidade, integração e equidade, através da participação ativa das comunidades nos projetos artísticos a desenvolver 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário