Falou-se de um “OVNI” que está a sobrevoar o concelho de Paredes nos tempos. Em boa verdade trata-se de uma instalação artística que faz jus à expressão visual dessa metáfora. E nessa toada divertida até poderíamos avançar que se trata antes de um ‘OABI’– Objecto Artístico Bem Identificado’ que aterrou em pleno centro da cidade de Paredes, no Parque José Guilherme, defronte ao edifício dos Paços do Concelho de Paredes no passado dia 13 de junho. Há, no entanto, uma mudança que se torna imperativa dentro do quadro do conceito de Museu Móvel que a obra encerra, a próxima paragem será então em Gandra (junto à Igreja Matriz) no dia 21 de julho, quarta-feira, às 18h00.
Explicitando melhor o que é afinal o artefacto em questão, o mesmo é dizer que o artista plástico austríaco, radicado em Portugal, Patrick Hubmann, concebeu uma instalação simples, denominada em termos de conceito por Museu Móvel e cujo conteúdo faz uma homenagem às gentes e aos ofícios de Paredes. O referido dispositivo artístico contempla elementos fotográficos e textos que remetem para a historicidade do concelho, algo com o qual o visitante se confronta numa visão quase caleidoscópica logo que é convidado a entrar no dispositivo.
Patrick Hubmann deixa uma pista curiosa, em jeito de desafio à entrada do objecto artístico: “Queremos que cada visitante faça parte deste jogo. Que se veja e reveja nos lugares da História que foi feita e na que estamos a construir.” E a sugestão sob a forma de convite prossegue: “O desenho deste museu cria um espaço onde a história e o jogo se completam, criando uma dimensão lúdica para quem o visita.”