Início » Concerto Falado na Torre dos Alcoforados evoca a Lenda da Senhora do Salto

Concerto Falado na Torre dos Alcoforados evoca a Lenda da Senhora do Salto

por admin

[É já no próximo sábado, dia 14 de agosto, em Lordelo, Paredes]

Na paleta de oferta cultural que o Mappa 21 contempla – um projecto da Câmara Municipal de Paredes, com a supervisão, criação e coordenação artística da companhia Astro Fingido -,  o próximo sábado, dia 14 de agosto, reserva também um momento alto da programação. Por conseguinte, a actriz Ângela Marques e o instrumentista Aires Montenegro serão os intérpretes de mais um Concerto Falado, iniciativa que junta a palavra e a música numa fusão empática, sob a direcção cénica de Susana Oliveira. 

O espaço de eleição para o momento é, desta feita, um dos mais simbólicos exemplares histórico-patrimoniais em toda a região do Tâmega e Sousa: a Torre dos Alcoforados, também conhecida por “Torre dos Mouros”, em Lordelo, Paredes. O Concerto Falado decorrerá ao ar livre a partir das 21h30 no espaço envolvente ao monumento. As projecções-vídeo terão como ecrã a própria torre e têm a chancela de Francisca Dores. A direcção técnica do espectáculo é da responsabilidade do Teatro Art’Imagem. 

Tal como já foi referido em notas de imprensa precedentes, os Concertos Falados têm quatro apresentações no total, esta será a terceira apresentação após a primeira récita no Mosteiro de Cête, em junho, e a mais recente que decorreu no espaço da Igreja de Vilela/Mosteiro de Santo Estevão, em julho. Estes espectáculos têm por missão estabelecer o diálogo entre a música (ao ar livre, sempre que possível) com a palavra. Trata-se, na essência, de um binómio artístico que junta um músico (nickelharpa ou guitarra) a um performer, para juntos darem a conhecer a recriação de uma lenda paredense – a Srª do Salto ou a Romaria a Santiago – reescrita pelo escritor Jorge Palinhos. Como curiosidade, pode dizer-se que nickelharpa éum instrumento de origem nórdica, mais especificamente da Suécia, composto por corda(s) friccionada(s) e equipado com cordas e teclas de ressonância, algo que se pode se pode sintetizar na expressão “cordofone de teclas”.

No próximo mês de setembro (dia 10, sexta, às 21h30) decorrerá a apresentação de novo Concerto Falado pela dupla Daniel Lemos, na guitarra, e do actor e declamador Fernando Soares, com nova versão de Jorge Palinhos da Lenda da Romaria a Santiago, que pode ser apreciada em Baltar.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário