Comemorações do quinquagésimo aniversário de nascimento
Residência Artística na «Casa do Daniel», pelos 50 anos do nascimento do poeta
A ‘Associação Casa Daniel’ está a assinalar os 50 anos do nascimento do poeta Daniel Faria com várias iniciativas comemorativas, como a residência artística de pintura, que decorreu este fim-de-semana, na Granjinha, concelho de Tabuaço.
A Residência Artística de Pintura ‘A Casa do Daniel’ foi dinamizada pelo Atelier 26 sob orientação do pintor Alberto Péssimo, tendo contado com a participação de vários elementos deste coletivo. Os lugares e as paisagens de S. Pedro das Águias em conjugação com os versos dos livros do Daniel serviram de mote e inspiração para a dinâmica das pinturas e desenhos durante os três dias de trabalho.
O resultado da Residência “A Casa do Daniel” será exposto a 1 de dezembro, na Casa da Cultura de Paredes, por ocasião da apresentação do livro de atas do colóquio «Daniel, nome de poeta», ocorrido a 12 de junho, na igreja Santa Maria (Marco de Canaveses).
Segundo a programação, está previsto em 2022 a itinerância da exposição, que passará por Penafiel e terminará em Tabuaço, pelo encerramento das comemorações.
Com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e do Ministério da Cultura, o programa das comemorações do poeta nascido a 10 de abril de 1971, conta com o apoio de diversas entidades, nomeadamente, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Câmara Municipal de Paredes, a Câmara Municipal de Penafiel, a Câmara Municipal de Tabuaço, a Direção Regional da Cultura do Norte, a Igreja de Santa Maria – Marco de Canaveses, a companhia de Teatro Seiva Trupe, o Atelier 26, o Círculo de Bellas Artes – Madrid, e a Fundação Manuel Leão.
Mais informações da programação em: www.danielfaria.pt
Bio-bibliografia em: www.danielfaria.pt;