Início » Jornadas Ibéricas de Molinologia realizaram-se em Lousada

Jornadas Ibéricas de Molinologia realizaram-se em Lousada

por admin

Nos dias 24 e 25 de setembro realizaram-se as 1.as Jornadas Ibéricas de Molinologia, cuja organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Lousada e do Grupo PACT, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. 

O evento contou com a presença de especialistas de diferentes áreas do conhecimento e provenientes de Portugal e Espanha, com o intuito de refletir e divulgar as mais recentes novidades e problemáticas em torno do estudo dos engenhos de propulsão hidráulica, com especial atenção para os moinhos de moer cereais. 

Durante os dois dias foram abordados temas como o “Património molinológico do Norte de Portugal, múltiplas leituras”, pela Prof. Doutora Teresa Soeiro da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, “Moinhos de água do concelho de Lousada: 10 anos do Projeto Munhos”, apresentado Dr. Paulo Lemos (Araducta) e Dr. Manuel Nunes, Vereador da Câmara Municipal de Lousada. 

Jornadas Ibéricas de Molinologia em Lousada

“Moinhos, azenhas e moleiros na Idade Média. Os homens, as estruturas de transformação e a organização da atividade”, “Os moinhos de Lousada: um contributo a partir dos processos administrativos dos Antigos Serviços Hidráulicos”, “Moinhos de Maré na Época Medieval: contributos para um panorama português no contexto europeu” e “Metodologia e Projeto de Intervenção para Reabilitação do Núcleo Molinológico de Pias – rio Sousa – Lousada” foram outros dos temas em destaque. Juntaram-se ainda os temas “Moinhos de Portugal: um património com futuro. Reabilitação do património molinológico em Portugal” e “Moinho do Papel de Leiria – Reabilitação em contexto urbano”. 

“La rehabilitación del patrimonio hidráulico en España. Algunos casos de ferrerías, molinos y noriales”, “Las Presas o Azudes de Molinos y Ferrerías en los ríos del Cantabrico Oriental” e “Ingenios Hidráulicos en el Duero” foram as apresentações internacionais desta primeira edição das Jornadas Ibéricas de Molinologia 

Como complemento às apresentações, foram organizadas quatro oficinas temáticas que possibilitaram aos participantes diferentes abordagens ao património molinológico, nas componentes material e imaterial. 

Assim, o trabalho de campo teve como temas “Descobrir os grafitos dos Moinhos de Lousada”, “Gestão documental do acervo da ARH-Norte/APA – Arquivo Histórico Hidrográfico das Bacias do Ave e Cávado”, “A arte de construir um moinho de rodízio tradicional” e “Aprender a fazer pão tradicional com farinha do moinho”. 

Jornadas Ibéricas de Molinologia em Lousada

Na sexta-feira, no decurso dos trabalhos, foi apresentada a monografia Moinhos de Água. Paisagem, Território e Património, edição da autarquia que procura fixar os últimos desenvolvimentos no âmbito da investigação molinológica no concelho. 

Por fim, no dia 25, foi inaugurada a exposição Porto Cartoon World Festival “Água Viva/Terra Viva”, em parceria com o Museu Nacional de Imprensa, que vai estar patente na Biblioteca Municipal até ao final do mês de outubro. No Núcleo de Imprensa de Lousada, para além da visita ao espaço museológico, os participantes receberam uma impressão tipográfica e artística alusiva ao evento. 

Nos dois dias de trabalhos participaram cerca de 50 pessoas, entre público especializado, mas também público em geral, o que faz prever a realização de uma segunda edição. 

Também poderá gostar de

Escrever um comentário