Foi no passado dia 28 de outubro, o dia Dia Internacional da Animação, que o Agrupamento de Escolas Lousada Oeste (AELO) realizou, o que começa a ser a habitual mostra de filmes de animação produzidos pelos alunos desta escola.
Esta iniciativa insere-se no PNC- Plano Nacional de Cinema e envolve outros parceiros, nomeadamente o Municipio de Lousada, com a Casa Museu de Vilar, que tem desenvolvido nos últimos anos um conjunto de projetos no âmbito Oficinas de Cinema de Animação, dinamizadas pelo realizador Abi Feijó e desenvolvidas pelos agrupamentos de escolas de Lousada, contando nos últimos anos com a CIM Tâmega e Sousa.
Segundo o Coordenador do PNC, o professor Rafael Telmo Ferreira, estas mostras “pretendem incentivar os alunos a participar nas oficinas de animação e a iniciarem-se na linguagem das imagens que tanto sentido faz nos dias de hoje.”
Todos os anos resultam filmes de animação que envolvem vários professores e alunos da escola. No entendimento dos organizadores é uma forma interdisciplinar de envolver a Língua Portuguesa, a Música, a estética e o conhecimento da linguagem audiovisual, preparando os alunos para um mundo que se centra cada vez mais na imagem.
Esta sessão teve a presença do vereador da Educação, o Dr. António Augusto Silva, que elogiou o trabalho desenvolvido, lançando ainda mais desafios na temática a ser abordada nestes filmes de animação, nomeadamente sobre o recente pelouro do Bem-estar Animal.