A ‘Associação Casa Daniel’ está a assinalar os 50 anos do nascimento do poeta Daniel Faria com várias iniciativas comemorativas. Assim, em parceria com a Câmara Municipal de Paredes, apresenta, no próximo dia 4 de dezembro, às 21 horas, na Casa da Cultura de Paredes, três iniciativas:
– Inauguração da exposição “Daniel, nome de poeta”, resultado da residência artística que decorreu na Granjinha, concelho de Tabuaço.
A Residência Artística de Pintura ‘A Casa do Daniel’ foi dinamizada pelo Atelier 26 sob orientação do pintor Alberto Péssimo, tendo contado com a participação de vários elementos deste coletivo. Os lugares e as paisagens de S. Pedro das Águias em conjugação com os versos dos livros do Daniel serviram de mote e inspiração para a dinâmica das pinturas e desenhos durante os três dias de trabalho.
Serão audíveis 50 vozes, 50 poemas de Daniel Faria e distribuído o catálogo da exposição.
– Apresentação do livro de atas do colóquio realizado em junho no Marco de Canaveses – o olhar das artes sobre a poesia de Daniel Faria. Serão distribuídos livros de atas aos presentes.
– Estreia do filme documental “Daniel Faria: o silêncio e a palavra”, que é o culminar de várias iniciativas que o Município tem levado a efeito sobre o poeta natural de Baltar, Paredes.
SINOPSE
Uma obra documental que procura desvendar o que ficou por dizer sobre Daniel Faria.
Se fosse vivo, Daniel completaria 50 anos em 2021. Mais de duas décadas após a sua morte, este filme alude ao que o Daniel escreveu e disse, mas também a tudo o que interiorizou e calou: uma dicotomia sempre presente neste poeta e pensador natural de Paredes.
Da autoria da jornalista e realizadora Marlene Maia, a obra vive dos testemunhos de quem, em vida, foi mais próximo do poeta. Familiares e amigos que, com generosidade e emoção, o relembram, dando ênfase às suas virtudes.
Filmada em cenários por onde Daniel passou, a aventura documental faz ainda uma abordagem às várias manifestações do belo que ele tanto amava: além da literatura, o teatro, o cinema, as artes plásticas…
FICHA TÉCNICA
Realização
Marlene Maia
Imagens
Rui F Ferreira
Tiago Silva
Manel Pessanha
Edição
Rui F Ferreira
Grafismo
Tiago Silva
Gravação de áudio em estúdio
Ivo Magalhães
Pós-produção de áudio
Lourenço Taveira
Ideia de Projecto
Marlene Maia e Rui Barbosa
Investigação, Entrevistas, Guião, Locução
Marlene Maia
Produção
Dalmática
Co-produção
7AM
Promoção
Município de Paredes
As comemorações contarão com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, da Vereadora da Cultura, Beatriz Meireles, e do Presidente do Colégio de Fundadores da Associação Casa Daniel, Carlos Moreira Azevedo.
A iniciativa conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e do Ministério da Cultura e com o apoio de diversas entidades, nomeadamente, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, a Câmara Municipal de Paredes, a Câmara Municipal de Penafiel, a Câmara Municipal de Tabuaço, a Direção Regional da Cultura do Norte, a Igreja de Santa Maria – Marco de Canaveses, a companhia de Teatro Seiva Trupe, o Atelier 26, o Círculo de Bellas Artes – Madrid, e a Fundação Manuel Leão.