Neste Natal, a Rota do Românico tem disponíveis oito cabazes de produtos, de diversas tipologias, para comercialização a preços promocionais.
Dirigidos ao público de todas as idades e com um custo entre os 6 e os 60 euros, estes cabazes temáticos incluem publicações editoriais da Rota do Românico, miniaturas de monumentos, vasos, artigos de vestuário e de papelaria, caixas de chocolates, entre outras lembranças plenas de história e tradição.
Os cabazes estão disponíveis no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel, mas poderão ser também enviados por via postal.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.