Para celebrar as mulheres, neste mês de março, o Cineclube de Amarante decidiu apresentar um cartaz com seis filmes realizados por mulheres. As sessões decorrem no Cinema Teixeira de Pascoaes.
A primeira exibição acontece já esta sexta-feira, dia 4, com a projeção de A Metamorfose dos Pássaros, de Catarina Vasconcelos. O filme parte da história da família da própria realizadora e tem somado várias distinções em festivais internacionais.
No dia 11, será a vez de Bobô, a longa-metragem da realizadora portuguesa Inês Oliveira, que, aliás, marcará presença nesse dia no Cinema Teixeira de Pascoaes.
O drama biográfico Uma Luta Desigual, realizado pela cineasta Mimi Leder, também poderá ser visto no grande ecrã, no dia 13. O filme lembra os primeiros casos da juíza Ruth Bader Ginsburg, que fez história em 1993, durante a presidência de Bill Clinton, ao tornar-se a primeira judia e a segunda mulher a ocupar um lugar no Supremo Tribunal de Justiça americano.
A longa-metragem Adam, da realizadora marroquina Maryam Touzani, será projetada no dia 18. O drama fala sobre a importância da amizade e da generosidade.
A filha perdida, o primeiro filme da atriz Maggie Gyllenhaal, tem sessão marcada para o dia 25. A história promete uma reflexão sobre a maternidade, a individualidade e a culpa.
Este ciclo de cinema, com assinaturas, exclusivamente, femininas, encerra no dia 27 com Miss Marx, da italiana Susanna Nicchiarelli. O filme é um biografia de Jenny Julia Eleanor, a filha mais nova do filósofo e sociólogo Karl Marx.
Todas as sessões de sexta-feira realizam-se às 21:30. Ao domingo, decorrem às 18:00.