Início » Penafiel: empresa espanhola vai instalar dois parques eólicos no concelho

Penafiel: empresa espanhola vai instalar dois parques eólicos no concelho

por Beatriz Leite
Penafiel: empresa espanhola vai instalar dois parques eólicos no concelho

Será o maior investimento alguma vez realizado em Penafiel. No total, serão cerca de 250 milhões de euros, empregados pela “Capital Energy”, na instalação de dois parques eólicos no concelho.

De acordo com os dados disponibilizados, a empreitada vai permitir duplicar a produção de energia no distrito e cobrir o consumo doméstico de eletricidade da região do Tâmega e Sousa ou, em alternativa, da cidade do Porto.

As novas centrais, apelidadas de “Carlinga” e “Zonda”, vão ficar instaladas em terrenos das freguesias de Capela, Lagares e Figueira, Valpedre, Duas Igrejas, Luzim e Vila Cova.

Segundo a autarquia, a partir de um comunicado enviado às redações, os parques serão constituídos por “19 aerogeradores de última geração”, com capacidade de produzir 253 gigawatts/hora, por ano. O que equivale, aproximadamente, ao consumo de eletricidade de 200 mil habitações.

O projeto já tem a luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que aprovou o estudo de impacto ambiental. O projeto deverá, por isso, avançar até ao final deste verão.

No âmbito da implementação das novas centrais eólicas ficou ainda estabelecido que a empresa investidora irá recorrer a empresas locais.

Comparativamente a uma central de carvão, os dois parques eólicos vão permitir poupar a emissão de 225 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário