Início » Amarante: rede voluntária promete estar mais próxima dos idosos

Amarante: rede voluntária promete estar mais próxima dos idosos

por Leite Beatriz
Amarante: rede voluntária promete estar mais próxima dos idosos

Fotografia: município de Amarante

Combater o isolamento e melhorar as condições de habitabilidade da população idosa do concelho. É a isso que se propõe o projeto de voluntariado local “Acompanhar & Reparar”, promovido pelo VES – Voluntariado de Emergência Social.

A garantia ficou dada na primeira sessão de trabalhos, que decorreu esta quarta-feira na Casa da Portela. Segundo Jorge Ricardo, vice-presidente e vereador da Câmara amarantina, o “Acompanhar & Reparar” vai ser capaz de oferecer uma resposta “qualificada e descentralizada, mais próxima do idoso, em que os voluntários, individual ou coletivamente, contribuem com o seu tempo, conhecimento e recursos”.

“Hoje, mais do que nunca, são bem-vindos todos os esforços no sentido de dar mais e melhor qualidade de vida aos nossos seniores”, sustentou. O município de Amarante é investidor social do projeto.

Sónia Fernandes, presidente da Associação Pista Mágica, aproveitou a sessão para referir que o VES “está a criar um corpo de voluntariado de emergência social para dar resposta à exclusão social gerada ou agravada pela pandemia”. E estabeleceu como meta o acompanhamento de 100 idosos, ao longo dos próximos 18 meses.

O “Acompanhar & Reparar” abrange todo o território do concelho de Amarante e conta com a participação ativa de vários parceiros sociais. Estes são designados de entidade mediadora local e estiveram presentes no evento.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário