O município aprovou, no início desta semana, a criação de uma rede de apoio ao povo da Ucrânia. A proposta foi apresentada pelo presidente e mereceu o voto favorável de todo o executivo.
A autarquia decidiu, assim, criar uma rede solidária. Na proposta, consta a criação de uma plataforma de recolha de bens alimentares, medicamentos, roupas e outros bens.
A Câmara de Celorico de Basto prevê ainda a criação de condições de acolhimento e integração de refugiados ucranianos, à semelhança do que tem vindo a acontecer em outros municípios da região do Tâmega e Sousa.
Para o presidente, José Peixoto Lima, “este é um contributo importante (…), que não se limita ao envio de ajuda humanitária para a frente da guerra”. “Estaremos atentos à evolução da situação e não nos iremos colocar de lado nesta causa humanitária, honrando o nosso historial de colaboração e solidariedade”, rematou.
A recolha de bens, nesta primeira fase, terá lugar até dia 15 de março. As entregas podem ser feitas nas juntas de freguesia ou na Câmara Amiga.