Igreja de São Martinho de Mouros, Resende (Créditos: Rota do Românico)
Depois de termos informado sobre a presença da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Lousada e do município de Paredes na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), é chegada a vez de anunciar que também a Rota do Românico estará no certame. A BTL começa esta quarta-feira e termina no domingo.
Integrada na ampla área expositiva do Porto e Norte de Portugal, a Rota do Românico realiza no sábado, 19, pelas 17h30, uma apresentação da exposição “Ver do Bago no Sangue”, na Feira Internacional de Lisboa. Em paralelo, nos cinco dias do evento, o Serviço Educativo da Rota do Românico irá dinamizar várias atividades lúdicas e pedagógicas.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos Vale do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende). As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.
Na última edição, a BTL contou com a participação de 1400 expositores e mais 70.000 visitantes, dos quais 35.000 profissionais.