As terras de Baião vão servir de pano de fundo para a rodagem de uma longa-metragem da autoria de António Sequeira. O filme chama-se “Outono” e as filmagens já começaram. O elenco principal é composto por Miguel Frazão e Elsa Valentim, Salvador Gil e Beatriz Frazão.
As gravações vão estender-se durante todo o ano, uma vez que o filme pretende retratar as diferentes estações do ano. Assim, numa primeira fase, os protagonistas e equipa técnica vão estar em Baião durante três semanas, algures entre os meses de março e abril, regressando depois nos meses de outubro e novembro.
Em comunicado, a autarquia informa que a rodagem deste filme irá ser efetuada, “praticamente na íntegra”, em diversos pontos do território, nomeadamente “em duas casas em Vilares e em Campelo, na Avenida 25 de Abril, na Fundação Eça de Queiroz, na Estação de ‘Tormes’, em Ribadouro e em Amarelhe”. O que, segundo o município, vai conferir à longa-metragem “uma identidade muito particular”, que fará alimentar a curiosidade dos “baionenses e de quem gosta de Baião”.
“Outono” é um filme dramático, cujo argumento, da autoria do realizador António Sequeira, retrata um ambiente familiar, cuja dinâmica se altera quando o filho mais velho vai para a universidade.
Segundo o realizador, a inspiração surgiu da sua própria experiência, invocando o momento em que emigrou para o Reino Unido. Para António Sequeira, essa partida levou-o a concluir que há uma conexão entre pais e filhos que se perde, a partir da altura em que os filhos decidem crescer e rumar para outros sítios.
Ainda de acordo com o município, “o grupo de teatro baionense Bai’o Teatro colaborou com a equipa de realização ao nível de ensaios técnicos”. Aliás, a realização deste filme é financiada por duas produtoras, uma portuguesa e outra inglesa, no entanto, a Câmara municipal de Baião apoia a concretização deste projeto fornecendo apoio logístico.