A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Celorico de Basto está a promover várias iniciativas até ao final do mês, no âmbito da campanha da Comissão Nacional “abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância”. “Serei o que me deres… que seja amor!”, é o lema do projeto.
Em comunicado, a autarquia explica que, numa primeira fase, em Celorico de Basto, vão ser distribuídos cartazes informativos e colocados laços azuis nos edifícios públicos e entidades representadas na Comissão, nomeadamente, no município. Já no final do mês, a 29 de abril, será realizada a caminhada noturna “Entre Laços e Pirilampos”.
Citada em comunicado, a presidente da CPCJ de Celorico de Basto, Helena Martinho, diz que o objetivo desta iniciativa é sensibilizar para esta problemática, que “infelizmente ainda se observa de forma recorrente e que põe em causa o desenvolvimento saudável das nossas crianças”.
O município, por sua vez, mostrou-se, pelas palavras da vereadora da Ação Social, Maria José Marinho, “muito recetivo a estas campanhas”. “É importante desenvolver campanhas que foquem no problema e que levem à alteração de comportamentos e mentalidades”, concluiu.
Sobre o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância
Esta campanha surgiu quando, em 1989, uma norte americana amarrou na antena do carro uma fita azul, em homenagem ao neto, vítima mortal de maus-tratos. O município lembra que o gesto teve uma “repercussão de tal ordem” que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.