A Serra da Aboboreira ocupa os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses
A Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) decidiu apresentar uma proposta para classificar a Serra da Aboboreira como Paisagem Protegida Regional. Agora, na próxima quinta-feira, pelas 15h00, decorre uma sessão de auscultação pública, dirigida ao público em geral. A discussão vai acontecer no Salão Nobre da Câmara municipal de Baião.
Em comunicado, a AMBT informa que esta sessão, prévia ao início do período de discussão pública, contará com a presença dos autarcas dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses. Também está prevista a participação dos técnicos-especialistas, envolvidos nos estudos de diagnóstico e caracterização da área proposta a classificar.
A associação lembra que, de acordo com o Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, devem ser classificadas como áreas protegidas “as áreas terrestres e aquáticas interiores, em que a biodiversidade ou outras ocorrências naturais apresentem, pela sua raridade, valor científico, ecológico, social ou cénico”.
Daí que, segundo a AMBT, a Serra da Aboboreira, partilhada pelos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, apresente, “no entender destes três municípios, condições excecionais que justificam a criação de uma Paisagem Protegida Regional”.