O Mosteiro de Ancede, em Baião, está prestes a receber um ciclo de cinema inteiramente dedicado ao realizador português, Manoel de Oliveira. O certame acontece nos dias 6, 7 e 8 de maio e vai incluir um cine-concerto dos “Sensible Soccers”, um trio vila-condense que vai propor um diálogo com dois dos filmes de Manoel de Oliveira.
O ciclo “aDouro” vai contar ainda com a exibição dos filmes “Douro, Faina Fluvial” (1931), “Vale Abraão” (1993) e “O Estranho Caso de Angélica” (2010). Em comum, todas estas obras abordam, especificamente, a região do Douro.

E é precisamente para abordar o Douro na obra de Manoel de Oliveira que Paulo José Miranda, autor do livro “A morte não é prioritária”, e António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, têm uma conversa marcada no Mosteiro de Ancede. O momento terá a moderação do historiador Joel Cleto.
A autarquia informa que o evento é de acesso gratuito e que se irá realiza ao ar livre. Para além destes momentos mais centrados no realizador, o município garante que o “aDouro” terá outras atividades, ao nível da gastronomia, música e tradições locais.