A Câmara municipal está prestes a inaugurar o Núcleo de Experiências Turísticas do Couto Mineiro do Pejão. A estrutura vai ficar instalada no Parque de Lazer do Choupal, em Pedorido, junto à zona ribeirinha, e promete dar a conhecer a “epopeia da exploração carbonífera” no território paivense. A cerimónia de abertura está marcada para o próximo domingo, dia 8.

Sobre o Núcleo de Experiências Turísticas
Este é um projeto de promoção local. A Câmara de Castelo de Paiva diz que este surgiu como forma de “dar resposta à necessidade de disseminar o património material e imaterial associado às minas do Pejão”. Em comunicado, o município fala ainda da possibilidade de desenvolver “ações de promoção, demonstração e disseminação da oferta cultural turística em todas as valências, designadamente alojamento, produtos agroalimentares e artesanais”.
Assim, a ideia é recuperar as memórias do tempo mineiro, de maneira a “potenciar a atratividade turística do concelho”, como explica o presidente José Rocha, numa nota partilhada com as redações. O autarca paivense considera que o turismo é um setor fundamental para dinamizar a economia local. Daí insistir na necessidade de se dar passos neste domínio.