O momento é fruto do projeto “Mentes Brilhantes”. Desta vez, os palestrantes são a lousadense Ana Raquel Conceição e o médico Gustavo Carona. Os dois vão conversar sobre “terrorismo, crimes de guerra, cibercrime e direitos humanos”, no dia 13 de maio, na Biblioteca municipal de Lousada.
Gustavo Carona esteve muito presente na comunicação social nos últimos dois anos. O médico anestesista e intensivista foi um dos profissionais de saúde que assumiu o papel de comunicador na área da ciência, durante a pandemia. Mas o currículo de Gustavo Carona é mais vasto. Já representou os Médicos Sem Fronteiras, o Comité Internacional da Cruz Vermelha e os Médicos do Mundo em zonas de carência humanitária extrema. Foi escolhido como European Young Leader este ano, pela União Europeia.
Por sua vez, a lousadensese Ana Raquel Conceição é licenciada em Direito. A advogada tem ainda um mestrado e doutoramento em Ciências Jurídico-Criminais. Para além de que é professora convidada da Escola de Direito da Universidade do Minho e da Universidade da Maia. É ainda investigadora integrada do JUSGOV- JUSCRIM e autora de diversos artigos e publicações científicas a nível nacional e internacional.
A iniciativa vai ser transmitida em direto no Facebook do município. Na primeira edição de “Mentes Brilhantes” estiveram presentes Sobrinho Simões e a também lousadense Flávia Sousa, cujo tema foi “Diálogo de Gerações: cancro e esperança no futuro”. Já na segunda, Ana Gomes e Marta Valiñas estiveram à conversa sobre “Direitos Humanos: testemunhos de vida e experiências pelo mundo”.