A iniciativa destina-se a crianças do pré-escolar dos estabelecimentos de ensino do concelho. As crianças vão ter a oportunidade de visitar um “hospital”, ainda que este seja algo improvisado.
O “Hospital dos Pequeninos”, como é conhecido (também há quem diga “Hospital dos Bonequinhos”), vai ficar no Espaço AJE e conta com o apoio dos estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). As portas abrem esta sexta-feira, dia 20.
A iniciativa vai, portanto, acontecer ao longo desse dia, entre as 9h00 e as 16h00. O município informa que, este ano, estão inscritas cerca de 150 crianças.
As crianças vão fazer acompanhar-se de um boneco, a quem chamam de “filho”, ou “filha”, e uma ficha do doente, anteriormente trabalhada com ajuda das educadoras. O objetivo, explica a autarquia, é “desmistificar a ‘bata branca’ ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído”.
Em comunicado, o município acrescenta que “para o grupo de estudantes de Medicina, tanto a organização deste projeto como a participação ativa junto das crianças, constituem momentos de enriquecimento pessoal e profissional”.