Estabelecer parcerias com os Agrupamentos Escolares dos municípios de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, de forma a sensibillizar de professores e alunos para o potencial da Serra da Aboboreira. É isso que propõe o mais recente projeto pedagógico da Serra da Aboboreira, apresentado esta semana, no Marco de Canaveses.
Em comunicado, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) diz encontrar-se na fase final da execução da operação “Gestão Ativa do Património Natural da Serra da Aboboreira”. Nesse sentido, explica a AMBT, foi produzido material pedagógico para ser utilizado nas escolas, de que é exemplo “um guia de exploração da Serra da Aboboreira, um jogo digital interativo, um livro ilustrado”, entre outros.
A ideia é que os jovens possam aprender de forma “divertida”. Foi também produzido um jogo gigante para ser utilizado em contexto de turma, assim como dois vídeos sobre a Serra da Aboboreira, um documentário e um vídeo 3D. Será ainda realizada uma exposição itinerante, segundo a AMBT.
“A produção deste material foi elaborada pela editora ‘Ideias com História’, num investimento de 42.742,50€, financiado a 85% pelo NORTE 2020, sendo o restante montante suportado pela AMBT”, conclui.