São a principal causa de morte no mundo. As doenças cardiovasculares, só em Portugal, matam mais de 35 mil pessoas por ano. Assim, de forma a sensibilizar para este problema, as técnicas da Unidade Móvel de Saúde de Celorico de Basto promoveram, na última semana, uma ação de sensibilização junto dos idosos que integram o programa “Celorico a Mexer”.
Daniela Silva acredita que este tipo de ações são importantes para “sensibilizar a população para ter mais cuidado com o coração”. Citada em comunicado, a técnica de Saúde de Celorico incentiva à prática do exercício físico e uma “boa vigilância médica”.
Por sua vez, Helena Martinho, coordenadora de Ação Social e Saúde do município, fala da parceria com os idosos do programa “Celorico a Mexer” com entusiasmo. “O Celorico a Mexer não é apenas uma atividade lúdica, recreativa e de lazer, é um serviço que aborda todo o tipo de informação útil que possa ser benéfica para o dia a dia das pessoas”, rematou.
Numa nota enviada às redações, a autarquia faz nota da intervenção de uma das utentes do “Celorico a Mexer”, para a qual estas ações “são muito importantes”. Conceição Pereira assegurou praticar natação duas vezes por semana e as aulas de ginástica.
A ação de sensibilização – apelidada de “O seu coração” – decorreu no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa.