O chefe de Governo de Cabo Verde manifestou a Humberto Brito, presidente da Câmara de Paços de Ferreira, o interesse em formar jovens cabo-verdianos no mercado de trabalho em empresas de mobiliário e têxtil do município pacense.
De acordo com a autarquia, em nota informativa, “o objetivo é capacitar jovens que, de regresso a Cabo Verde, desenvolvam com sucesso a atividade profissional; ou, uma vez profissionalmente habilitados, prestem serviços em empresas de Paços de Ferreira e da região, uma vez que estas precisam de mão-de-obra especializada”.
Ainda de acordo com essa nota, a emissão de vistos para Portugal tem sido uma das dificuldades sentidas pelas entidades de Cabo Verde, ligadas ao emprego. Uma situação que, apesar de tudo, estará resolvida em breve, “com a entrada em vigor da nova proposta de lei, que altera a lei dos estrangeiros e garante a aplicação plena do acordo sobre a mobilidade entre Estados-membros da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]”.
Com efeito, os cidadãos da CPLP vão ter um regime de facilitação de emissão de vistos em Portugal, “o que permitirá às empresas de Paços de Ferreira e da região, receber, no mais curto espaço de tempo, trabalhadores cabo-verdianos, ao abrigo de um contrato de trabalho”.
A convite do Governo de Cabo Verde, os presidentes da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, e da Assembleia Municipal, Miguel Costa, deslocaram-se àquele país. O encontro aconteceu no âmbito da conferência internacional “Cabo Verde Investment Forum 2022”.