O município de Lousada acolheu recentemente um encontro internacional de peritos em gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU). Segundo o município, o encontro juntou cerca de 20 participantes, que “puderam compreender melhor o sistema de gestão de RSU implementado em Lousada e conhecer algumas boas práticas”.
Em concreto, foi explicado o projeto Lixo Sustentável e os participantes tiveram também a oportunidade de vistar o jardim de infância de Lagoa, em Nogueira, para entender melhor o funcionamento de um outro projeto, o BioEscola 360.
Em comunicado, o gabinete de comunicação da Câmara de Lousada explica que o programa deste encontro internacional foi ainda enriquecido com palestras e mesas redondas.
Agora, o município espera que os conhecimentos adquiridos e partilhados contribuam para “a elaboração de planos de ação regionais que objetivam a melhor eficiência na gestão dos RSU das regiões parceiras do projeto Optiwamag“.
O Optiwamag procura, precisamente, a inovação nas políticas de gestão de RSU em seis regiões europeias (Portugal, Suécia, Letónia, Grécia, Hungria e Itália). O projeto decorre até 2023 e conta com fundos comunitários.