Freguesia de Beire (Fotografia: C. M. Paredes)
A freguesia de Beire foi a grande vencedora do desfile concelhio das festas da cidade e do concelho de Paredes, que percorreu várias artérias da cidade esta segunda-feira. Além do primeiro lugar, os participantes conquistaram um prémio no valor de 1000€. Em segundo lugar ficou a freguesia de Gandra e a freguesia de Paredes garantiu o terceiro posto.
Este ano, o desfile tinha como mote a “monografia de Paredes”, sendo que Beire optou por evocar o famoso “Santinho de Beire”.
Numa nota publicada nas redes sociais, o município de Paredes refere que a freguesia de Aguiar de Sousa apresentou o tema “abelhas” e Baltar o tema “a vila do desporto automóvel”. Duas Igrejas, por sua vez, apresentou a história da “Casa da Agrela”.
Gandra, segunda classificada, representou a coreografia “Guerra dos Liberais”, enquanto que Parada de Todeia trouxe “as vindimas” e Paredes elegeu como tema as “personalidades, infraestruturas, atividades económicas e acontecimentos”.

A freguesia de Rebordosa recriou a história da “Quinta do Cabo”, ao que passo que Recarei escolheu como mote o “cultivo e utilização do milho”. Sobreira representou “o melão casca de carvalho ou melão de Casconha” e Sobrosa apresentou a “Feira Quinhentista”.
A autarquia paredense destaca ainda que as “atuações foram avaliadas por um júri composto pelos presidentes de junta, pela direção da ASEP – Associação de Empresas de Paredes e por um membro independente.