Início » Sopa de Pedra atuam na Torre dos Alcoforados (Lordelo) no domingo

Sopa de Pedra atuam na Torre dos Alcoforados (Lordelo) no domingo

por Beatriz Leite
Sopa de Pedra atuam na Torre dos Alcoforados (Lordelo) no domingo

O coletivo feminino Sopa de Pedra vai atuar na Torre dos Alcoforados, em Lordelo, no concelho de Paredes, no próximo domingo, dia 7. O concerto começa às 21h30 e é promovido pela Rota do Românico, com o apoio da Câmara Municipal de Paredes.

As Sopa de Pedra são um grupo de investigação musical composto por dez mulheres, que, por meio de arranjos polifónicos de música tradicional portuguesa, interpretados a capella, exploram a riqueza do legado tradicional, remetendo-o para o contexto da música do mundo atual. 

Torre dos Alcoforados, Lordelo, Paredes (Créditos: João Pádua via Rota do Românico)

Em comunicado, a Rota do Românico esclarece que o repertório do grupo inclui música de transmissão oral, como os cânticos mirandeses de Trás-os-Montes, baladas açorianas, cantigas de adufeiras da Beira Baixa, Cante alentejano, bem como repertório de Zeca Afonso, Amélia Muge, João Lóio, entre outros.

Para além disso, as Sopa de Pedra têm marcado presença em diversos concertos e discos de artistas, como Ana Moura, Manel Cruz, Júlio Pereira, Retimbrar, Amélia Muge, Aurélien Claranbaux, Zlabya e compuseram bandas sonoras para filmes de Clara Pais & Daniel Fawcett e Artur Campos. Em junho, lançaram o segundo álbum Do claro ao Breu, com repertório original.

O concerto de domingo na Torre dos Alcoforados será uma das últimas ações do projeto Ver do Bago, um Brinde entre Deus e os Homens. A entrada é livre.

Imagem de destaque: Sopa de Pedra (Créditos: João Pádua via Rota do Românico)

Também poderá gostar de

Escrever um comentário