A Câmara de Penafiel reclama, uma vez mais, a construção de uma rotunda na saída Penafiel Norte da autoestrada A4 para a variante à EN106, que liga Penafiel a Lousada, como forma de reduzir “um ponto de elevado perigo e sinistralidade”.
Em comunicado, a autarquia reforça que naquela estrada têm sido registados inúmeros acidentes, tendo o mais recente ocorrido no fim de semana, com uma vítima mortal a lamentar, e acalenta a ideia de que “está disponível para assumir a obra e os custos da mesma”.
O município recorda que, em julho, Antonino de Sousa, presidente de Penafiel, deu nota ao ministro Pedro Nuno Santos e ao vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP) da total disponibilidade da autarquia para assumir a obra, “mesmo não sendo da sua responsabilidade ou competência”.
Para o autarca, “não podemos andar a empurrar sistematicamente este assunto. (…) É uma obra fundamental para reduzir a sinistralidade e evitar a perda de mais vidas. Nós estamos disponíveis para avançar, assim nos deixem”, conclui.
No mesmo documento, a autarquia adianta também que, desde 2016, trocou várias missivas com as autoridades nacionais e elaborou projetos de arquitetura para a construção de uma nova rotunda, que apresentou à IP. Para além disso, diz, foram disponibilizados todos os demais elementos solicitados, designadamente estudos de tráfego.
Créditos imagem de destaque: C. M. Penafiel