A autarquia vai, pela primeira vez, confecionar as refeições servidas na EBS Dr. Mário Fonseca, ao abrigo do protocolo de transferência de competências da Educação para o município. As restantes escolas do 2.º e 3.º ciclos, bem como, do Ensino Secundário continuam a ter cantinas concessionadas.
No caso dos refeitórios dos estabelecimentos do pré-escolar e do 1.º ciclo, onde a confeção das refeições vai agora ser assumida pela autarquia, as ementas preparadas vão contar com a colaboração de uma nutricionista. Estas podem ser consultadas pelos pais no Portal da Educação, onde encontram, para cada ementa, os valores nutricionais e ainda as respetivas fichas técnicas de preparação.
Em comunicado, a autarquia lousadense refere que “são mais de 2500” os alunos que, neste novo ano letivo, vão usufruir de ementas “com peixe e carne, legumes, vegetais e fruta como base das refeições”.
Cada almoço mantém o custo de 1,46 euros, exceto para os alunos que têm escalão de abono de família 1 ou 2. No caso dos primeiros, a refeição passa a ser gratuita, ao passo que os segundos beneficiam de uma redução no preço.
De acordo com o mesmo documento, o lanche diário, oferecido pela autarquia, para os alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo, vai manter-se, com possibilidade de um lanche extra, no caso das crianças que frequentam o prolongamento.
Imagem de destaque é meramente ilustrativa e com licença gratuita de uso