Sob o mote “Escrita em Cena”, este novo ciclo de teatro do Festival Inventa desafiou quatro companhias artísticas ligadas à região do Douro, Tâmega e Sousa a levarem a palco quatro espetáculos originais. O arranque acontece este fim de semana. No total, o Festival Inventa vai promover 28 espetáculos teatrais durante os meses de setembro e outubro nos 12 concelhos da Rota do Românico.
A primeira apresentação é já esta sexta-feira, dia 16. A Astro Fingido estreia A noite sempre ao meu lado, na Casa da Cultura de Paredes, pelas 21h30.
Ainda durante este fim de semana, a mesma companhia repete a encenação no domingo, dia 18, na Casa da Cultura da Lixa, em Felgueiras.
A noite sempre ao meu lado é um diálogo com a vida e a obra de Daniel Faria.
Já a Filandorra, outra companhia de teatro, estreia-se também na sexta-feira, com o Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes, em Cinfães, no Auditório Municipal, pelas 21h30. Estão, no entanto, previstas repetições em Baião, no sábado, às 21h30 no Auditório Municipal, e no Marco de Canaveses, domingo, pelas 16h00, no Emergente Centro Cultural.
De acordo com a Rota do Românico, o espetáculo revisita a vida e obra de Teixeira de Pascoaes, numa evocação ao “panteísmo de Pascoaes”, a “lírica aventura da alma solitária extasiada diante da Natureza”.
Para fechar, ainda este fim de semana, a Jangada Teatro vai apresentar A diferença de ser português, no Cais Cultural de Caíde de Rei, em Lousada. A companhia sobe a palco às 21h30 deste sábado.
A entrada em todos os espetáculos é gratuita.
Créditos imagem de destaque: Rota do Românico