A Câmara Municipal de Penafiel vai criar uma residência universitária no centro histórico do concelho, com capacidade para 32 estudantes, a preços acessíveis. A informação foi avançada pelo próprio município esta quarta-feira, numa altura em que os problemas com o alojamento estudantil se multiplicam pelo país.
Segundo a autarquia, o alojamento terá 13 quartos duplos, quatro quartos individuais e será possível graças à reabilitação de todo um imóvel devoluto na Rua Alfredo Pereira.
A obra vai ser comparticipada em um milhão de euros por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência. A Câmara espera ver a empreitada concluída no final de 2024.
A proximidade às instituições de ensino superior da cidade vai permitir a deslocação dos estudantes a pé, sem necessidade de recorrer a outros meios de transporte privados, garante o município.
Atualmente, o concelho de Penafiel dispõe de duas instituições de ensino superior: o Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro e o Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde.
Antonino Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, diz que este projeto faz parte da estratégia do município para “fixar os jovens estudantes em Penafiel e proporcionar mais e melhores condições de acesso ao Ensino Superior”.
Créditos imagem de destaque: C. M. Penafiel