A Bienal do Capão de Freamunde arranca esta sexta-feira, dia 23, e termina no domingo, bem no centro da cidade. Durante três dias, o certame propõe degustações de capão, música, espetáculos de teatro e uma “viagem cronológica pela História” deste frango castrado, criado livremente e alimentado com critério.
No site do evento, descreve-se esta bienal como “uma homenagem a um dos ícones culturais mais importantes da cidade de Freamunde”. Todo o programa já é, aliás, conhecido há várias semanas. Entre outras iniciativas, está prevista uma largada de pombos e ainda uma concentração de bicicletas pasteleiras.
Em concreto, o certame arranca esta sexta-feira com a abertura do mercado bienal do capão, seguido da abertura da “Praça das Iguarias”. À noite, destaque para a banda “Club Macumba”, que atua a partir das 21h15, e para a cantora Ana Caio Luciano, com concerto marcado para as 23h25.
No sábado, a festa segue com uma concentração de vespas e com a atuação do artista Aníbal Zola, juntamente com a Orquestra Juvenil de Freamunde, pelas 21h50. Mas há mais. O desfile de ranchos folclóricos, por exemplo, começa às 20h45.
Para domingo, entre outras atividades, acontece então a largada de pombos, às 15h00, e o desfile de bicicletas pasteleiras, a partir das 15h30. A bienal fecha com a atuação da banda Pé Na Terra no palco principal.
Imagem de destaque constava nos arquivos da Vale do Sousa TV