Início » Bispo emérito D. Augusto César agraciado com medalha de mérito (grau ouro) em Celorico

Bispo emérito D. Augusto César agraciado com medalha de mérito (grau ouro) em Celorico

por Beatriz Leite
Bispo emérito D. Augusto César agraciado com medalha de mérito grau ouro em Celorico

No passado domingo, a Igreja de Fervença, em Celorico de Basto, acolheu uma homenagem a D. Augusto César, quando se assinalam os cinquenta anos de ordenação episcopal do bispo emérito de Portalegre e Castelo Branco. Acontece que o município de Celorico de Basto decidiu associar-se à celebração e atribuiu uma medalha de mérito – grau ouro – ao celoricense.

Numa nota informativa, a autarquia lembra o currículo de D. Augusto César, que nasceu, precisamente, na freguesia de Fervença, a 15 de março de 1932, e que viria a ser ordenado padre com 28 anos.

Então, “Augusto César Alves Ferreira da Silva partiu para Moçambique, onde esteve ligado à formação nos seminários, desenvolvendo um trabalho notável e contribuindo com o seu serviço e dedicação para a melhoria das condições de vida das populações”, relata o município.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, foi membro do Conselho Permanente, presidente da Comissão Episcopal do Clero, Seminário e Vocações e, em 1990, delegado da Conferência Episcopal ao Sínodo dos Bispos sobre a formação do clero.

Após mais de 25 anos à frente da diocese, o Papa João Paulo II aceitou a renúncia de D. Augusto César ao cargo, que se confirmou a 22 de abril de 2004, tendo ido residir na casa das Filhas da Caridade, de S. Vicente de Paulo, em Fátima.

Segundo a informação divulgada pela autarquia, galardoar D. Augusto César, definindo o grau de ouro, foi uma ideia do presidente que mereceu a aprovação “unânime” do executivo celoricense. Citado, José Peixoto Lima destaca “a personalidade e o trabalho notável do emérito bispo em prol da comunidade, que lhe garantiu o reconhecimento dos seus pares e da sociedade em geral”.

Créditos imagem de destaque: C. M. Celorico de Basto

Também poderá gostar de

Escrever um comentário