O ciclo de teatro “Escrita em Cena“, integrado no Festival Inventa, continua este fim de semana, com três das quatro companhias de teatro envolvidas a subirem a palco uma vez mais.
Assim, a Filandorra – Teatro do Nordeste volta a apresentar o Marânus… a lírica aventura da alma solitária de Pascoaes, mas desta vez em Celorico de Basto, Amarante e Resende.
Em Celorico, o espetáculo começa esta sexta-feira, dia 23, às 21h30, no Cineteatro. No dia seguinte, à mesma hora, a companhia apresenta em Amarante, no Centro Cultural Maria Amélia Laranjeira. Por fim, Resende recebe a Filandorra às 16h00, no Auditório Municipal, para a mesma encenação.
Já a companhia Astro Fingido e a sua A noite sempre ao meu lado viajam, este fim de semana, apenas para Paços de Ferreira. A peça é apresentada no sábado, pelas 21h30, na Biblioteca Municipal Prof. Vieira Dinis.
Por último, no domingo, às 16h00, a Jangada Teatro protagoniza A diferença de ser português em Penafiel, na Casa do Xiné, em Quintandona, Lagares.
A entrada é gratuita. Todas as companhias artísticas envolvidas pretendem revisitar a vida e a obra de autores como Daniel Faria, Teixeira de Pascoaes, Leonardo Coimbra e Soeiro Pereira Gomes.
Durante os meses de setembro e outubro, este ciclo de teatro vai propor 28 espetáculos teatrais, nos 12 concelhos da Rota do Românico. O “Escrita em Cena” arrancou na última semana.
Créditos imagem de destaque: Rota do Românico