A autarquia de Lousada informa hoje a comunicação social que o município foi distinguido, no passado dia 26, como o “terceiro município mais transparente do país”, a par de Bragança. Em primeiro lugar da classificação, ficou o município de Murça, seguido de Matosinhos.
“O ranking da transparência municipal é elaborado pela Dyntra, uma instituição sem fins lucrativos, sediada em Bruxelas, que tem desenvolvido ao longo dos anos um conjunto de avaliações a várias entidades de múltiplos países”, esclarece a mesma fonte.
Na nota enviada à redação, pode ler-se ainda que este ranking é “formulado de acordo com a existência de informação acessível ao munícipe em áreas como contratos, convenções e subvenções”, entre outros.
Citado em comunicado, Nelson Oliveira, vereador do Urbanismo, referiu que o objetivo “primordial” do município lousadense é, pois, “fornecer o maior número possível de elementos informativos para o cidadão que submete processos de licenciamento”.
“Atualmente, é possível para qualquer requerente saber o ponto de situação do processo de urbanismo, a sua localização e os tempos de resposta, a partir dos serviços online do município”, concluiu.
Créditos imagem de destaque: C. M. Lousada