A primeira visita ao aterro sanitário da Resinorte, na freguesia de Condessoso, aconteceu esta quinta-feira, na presença de funcionários do município e presidentes de junta. A ação, explica a autarquia, está integrada no plano de atividades proposto pelo setor do ambiente do município, com o intuito de sensibilizar a população para a separação dos resíduos.
“As pessoas estão habituadas ao seu saquinho de resíduos e acham que não tem mal se não separarem. Quando chegam à Resinorte, ao aterro, ficam estupefactas com a quantidade de resíduos aqui depositados”, referiu, citada em comunicado, a técnica da Resinorte, Mariana Alves, que orientou esta primeira visita.
Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a todas as etapas da separação do lixo. Segundo a mesma fonte, Teresa Canais Seco, enquanto técnica do município responsável pelo ambiente, aproveitou a ação para falar da importância da compostagem caseira ou comunitária, lembrando que esta “já é possível” em Celorico de Basto, uma vez que em “quatro centros urbanos do concelho – Celorico, Fermil, Gandarela e Mota – estão colocados um conjunto de compostores para colocação de resíduos orgânicos, restos de verduras, frutas e outros alimentos”.
A garantia do município é a de que esta iniciativa foi a primeira de muitas visitas guiadas ao aterro sanitário da Resinorte.
Créditos imagem de destaque: C. M. Celorico de Basto