O presidente da Câmara de Lousada propôs recentemente a criação de uma Comissão de Proteção do Idoso e Adultos Dependentes no concelho, tal como acontece junto dos mais novos com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). A ideia foi lançada durante o seminário organizado pela Comissão Integrada para o Idoso e Adulto Dependente de Lousada (CIIAD), a partir do tema “Cuidar em Humanitude”.
Logo na sessão de abertura, e em linha com o tema, o autarca destacou a importância de discutir estas questões que “devem ser um motivo de preocupação para todos”, visto que “a população está cada vez mais envelhecida e esse fator coloca desafios difíceis”.
Citado em comunicado, Pedro Machado referiu ainda que o ideal passa por incentivar um “envelhecimento ativo, para que as pessoas se sintam mais úteis e integradas em sociedade e, para os adultos dependentes, respostas sociais mais efetivas. É importante que as pessoas cuidadas e os cuidadores tenham atenção por parte da sociedade”.
A este propósito, o presidente da Câmara lousadense salientou que “em 2020, o município, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lousada, criou a bolsa de cuidadores formais que permite substituir o cuidador para que este possa ter alguns períodos de descanso e apoio”.
Créditos imagem de destaque: C. M. Lousada