A Câmara de Celorico de Basto aprovou recentemente a atribuição de incentivos à natalidade até ao terceiro filho, que variam entre os 400 e 800 euros em compras no comércio local.
Segundo a autarquia, os pais vão receber vouchers no valor de 400 euros no caso de terem um filho; 600 euros no caso de serem dois; e 800 euros, desde que tenham três filhos. Um apoio que se materializa em “compras no comércio local e aquisição de bens ou serviços considerados indispensáveis ao desenvolvimento harmonioso da criança”, acrescenta.
Além disso, os progenitores podem contar com uma comparticipação das prestações da creche, até aos 100 euros por criança, e aulas de hidroginástica gratuitas para grávidas.
As medidas entram em vigor a 1 de janeiro de 2023 e, de acordo com o Executivo municipal, “visam a melhoria das condições de vida e fixação das populações”.
José Peixoto Lima, presidente da Câmara, citado em comunicado, assinala a importância das “diversas políticas autárquicas que proporcionem a todas as crianças um acesso a melhor qualidade de vida”, ao mesmo tempo que, realça, se estimula “a atividade económica no concelho”.
O autarca admite que este pacote de medidas exige “um grande esforço orçamental”, o que se justifica, por “contribuírem positivamente para o aumento da natalidade”.
Imagem de destaque é meramente ilustrativa e com licença gratuita de uso