O ciclo de saraus comunitários organizado pela Stay to Talk vai chegar à União das Freguesias de Amarante – S. Gonçalo, Madalena, Cepelos e Gatão -, na próxima sexta-feira, dia 11, pelas 20h30. A iniciativa terá lugar no Centro Cultural de Amarante.
O encontro terá como tema a “promoção, dinamização e investigação do património cultural de Amarante” e, à semelhança dos anteriores, vai procurar refletir sobre a identidade local e identificar entidades que queiram ter um papel ativo no desenvolvimento da terra, apostando na área do turismo cultural comunitário.
Este será o décimo sarau comunitário organizado pelo Instituto de Imersão Cultural – Stay to Talk –, que tem estado a reunir entidades e habitantes locais, com o objetivo de debater as mais valias da implementação da Rede de Agentes Culturais Comunitários (RACC) no concelho. E que Rede é esta? De acordo com a entidade organizadora, a RACC permite “organizar a chegada do turismo às localidades e esclarecer como é que cada um poderá tirar vantagens sociais e financeiras”.
A mesma fonte refere ainda, em comunicado, que a programação do sarau da próxima sexta-feira foi “co-construída com as gentes de Amarante e conta com o apoio da junta de freguesia”.
Aos participantes é pedido que levem para a sessão “histórias, memórias, tradições, objetos e/ou fotografias antigas”, que, de alguma forma, evoquem a freguesia.
Esta iniciativa já percorreu outras freguesias do concelho e foi, inclusivamente, premiada pela União Europeia.
Imagem de destaque é meramente ilustrativa e com licença gratuita de uso