A Escola Básica D. Manuel Faria e Sousa, em Felgueiras, está completamente livre de amianto, desde fevereiro de 2021.
Desde a requalificação da infraestrutura, que contou com o financiamento do Norte 2020 em mais de um milhão e meio de euros, foram removidos todos os materiais com amianto nas várias coberturas que compõem a Escola.
Para além da remoção dos canaletes de fibrocimento (amianto), também foram feitas intervenções nas paredes e janelas, bem como a remodelação da cozinha e refeitório.
Para o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Nuno Fonseca, não há dúvidas de que esta operação permitiu melhorar as condições de ensino e de aprendizagem dos alunos e promover o sucesso escolar.
A Requalificação da Escola Básica D. Manuel Faria e Sousa é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na Educação uma das suas prioridades de investimento.
No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 são públicos, um investimento que ascende a mais de 55,6 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.