Trata-se de um pequeno filme de animação, realizado em contexto de uma oficina de cinema, por alunos do 8.º ano, das turmas A, B e C, da Escola Básica e Secundária de Lousada Norte – Lustosa.
A obra é uma interpretação do conto A Ilha Desconhecida, de José Saramago, sendo que, até ao momento, já conseguiu obter duas seleções em festivais de cinema de animação, nomeadamente o CINANIMA e a Festa Mundial da Animação.
Numa nota informativa enviada à redação da Vale do Sousa TV pela Quinta Imagem – Associação Cultural, é explicado que a oficina frequentada pelos alunos do 8.º ano de Lustosa decorreu ao longo do último ano letivo e foi orientada pelo realizador Abi Feijó, com a colaboração da professora Filomena Martins.
“A Casa Museu de Vilar dinamizou esta oficina, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Tâmega e Sousa, em parceria com a Câmara Municipal de Lousada”, pode ler-se no mesmo documento.
A mesma Associação, que está a fazer a divulgação deste trabalho a propósito das comemorações do centenário de José Saramago, revela ainda que a curta tem o parecer favorável de Pilar del Río.