A Associação de Solidariedade Social de Nespereira, em Lousada, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada em 1990.
Desde a abertura, a Associação conta com uma creche, um centro de dia e presta serviço de apoio domiciliário a idosos do todo o concelho.
No futuro, com as novas instalações, a Associação vai poder aumentar a sua capacidade de resposta nas três valências. O espaço, renovado com o apoio do Norte 2020, tratava-se de uma escola devoluta.

Pedro Magalhães, presidente da direção da Associação de Solidariedade Social de Nespereira, espera que a mudança possa acontecer no início de 2023.


O aumento da capacidade de resposta da creche, serviço de apoio domiciliário e centro de dia da Associação de Solidariedade Social de Nespereira, em Lousada, é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na inclusão social uma das suas prioridades de investimento.

No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 são públicos, um investimento que ascende a mais de 55,6 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.