Situada na freguesia de Vilar do Torno e Alentém, a Mata de Vilar é vista como o pulmão do concelho de Lousada.
No futuro, com a nova aplicação móvel, que contou com o apoio do Norte 2020, qualquer visitante será capaz de interpretar a biodiversidade da Mata de Vilar.
O aplicativo desenvolvido vai apoiar a experiência de qualquer visitante, através da disponibilização de mapas do local, ao mesmo tempo que providencia informação sobre as várias espécies de fauna e flora.
A operação faz parte da estratégia do município de Lousada, que pretende, com fundos europeus, facilitar novos e inovadores serviços eletrónicos à população.
A aplicação móvel (iOS e Android) da Mata de Vilar é uma das ações do projeto “Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos do Município de Lousada”, que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.
Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem na modernização administrativa e na transição digital uma das suas prioridades de investimento.
No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais mais de 160 são públicos, um investimento que ascende a mais de 55,6 milhões de euros de fundos comunitários.
A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.