A Câmara Municipal de Amarante apresentou recentemente as esculturas de homenagem aos ranchos folclóricos e às personalidades amarantinas Agustina Bessa-Luís, Amadeo de Souza-Cardoso e Acácio Lino, informa a autarquia, em comunicado.
A mesma fonte adianta que o trabalho evocativo de Agustina Bessa-Luís foi feito por Paulo Neves e a escultura de Amadeo de Souza-Cardoso pelo escultor alemão Volker Schnuttgen.
As duas esculturas, assim como a escultura alusiva ao pintor Acácio Lino, outro artista de Amarante, feita por Rui Matos, encontram-se na rotunda da Avenida dos Bombeiros, na variante de Vila Meã.
“Desta forma, homenageamos estes enormes vultos das artes em Portugal e que, hoje como ontem, continuam a prestigiar a nossa terra”, refere o presidente da câmara, José Luís Gaspar, citado a partir de um comunicado enviado às redações.
Também junto à Avenida Jorge Magalhães Mendes foi colocada uma escultura de homenagem aos ranchos folclóricos, da autoria de José Emídio.

“Somos uma terra de tradições culturais e o folclore é parte integrante, importante e consolidada pelo tempo da nossa tradição cultural”, afirma ainda o presidente da Câmara de Amarante.
As esculturas são fruto de uma parceria com a Árvore – Cooperativa de Atividades Artísticas CRL.
Créditos imagem de destaque: C. M. Amarante