O município de Amarante vai implementar cinco projetos europeus na área da juventude, por integrar o programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” (CERV – Citizens, Equality, Rights and Values, na referência em inglês).
Os projetos, financiados na totalidade pela União Europeia, têm a duração de dois anos e englobam oito países europeus, sendo que Amarante é o “único município em Portugal” a participar, destaca a autarquia, numa nota informativa.
Em causa, estão o “GREENUE, YOUNGDEAL, LocalEUCharter, INCLUDE_EU e EUmunicipal”, informa a mesma fonte.
“Ficamos muito satisfeitos ao ver estes cinco projetos serem aprovados. Através deles vamos, com a colaboração dos nossos técnicos e da comunidade, juventude e associações, promover e sensibilizar para os valores”, refere Rita Marinho Batista, vereadora da Juventude, citada em comunicado
Neste âmbito, representantes de Espanha, Itália, Hungria, Grécia, Eslovénia, Chipre e Croácia vão ser recebidos em Amarante por oito ocasiões.
O primeiro encontro no concelho amarantino começa esta segunda-feira, dia 28, e prolonga-se até quinta-feira, dia 1, e será para falar do primeiro projeto, o “GREENEU”.
“Ao longo de três dias vai falar-se de turismo, sustentabilidade e mobilidade sustentável, dar-se-á a conhecer os projetos Horta Urbana e BeePathNet, e os participantes serão convidados a percorrer o Trilho das Azenhas”, avança a autarquia.
Uma vez ultrapassado este compromisso, os restantes encontros agendados para Amarante devem acontecer em 2023 e 2024, com novas visitas dos parceiros europeu.
O programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” resulta da fusão do programa “Europa para os cidadãos” e do anterior programa “Igualdade, Direitos e Cidadania”.
Imagem de destaque é meramente ilustrativa e com licença gratuita de uso