Início » Amarante. Município integra programa europeu de promoção de valores humanos

Amarante. Município integra programa europeu de promoção de valores humanos

por Leite Beatriz
Amarante. Município integra programa europeu de promoção de valores humanos

O município de Amarante vai implementar cinco projetos europeus na área da juventude, por integrar o programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” (CERV – Citizens, Equality, Rights and Values, na referência em inglês).

Os projetos, financiados na totalidade pela União Europeia, têm a duração de dois anos e englobam oito países europeus, sendo que Amarante é o “único município em Portugal” a participar, destaca a autarquia, numa nota informativa.

Em causa, estão o “GREENUE, YOUNGDEAL, LocalEUCharter, INCLUDE_EU e EUmunicipal”, informa a mesma fonte.

“Ficamos muito satisfeitos ao ver estes cinco projetos serem aprovados. Através deles vamos, com a colaboração dos nossos técnicos e da comunidade, juventude e associações, promover e sensibilizar para os valores”, refere Rita Marinho Batista, vereadora da Juventude, citada em comunicado

Neste âmbito, representantes de Espanha, Itália, Hungria, Grécia, Eslovénia, Chipre e Croácia vão ser recebidos em Amarante por oito ocasiões.

O primeiro encontro no concelho amarantino começa esta segunda-feira, dia 28, e prolonga-se até quinta-feira, dia 1, e será para falar do primeiro projeto, o “GREENEU”.

“Ao longo de três dias vai falar-se de turismo, sustentabilidade e mobilidade sustentável, dar-se-á a conhecer os projetos Horta Urbana e BeePathNet, e os participantes serão convidados a percorrer o Trilho das Azenhas”, avança a autarquia.

Uma vez ultrapassado este compromisso, os restantes encontros agendados para Amarante devem acontecer em 2023 e 2024, com novas visitas dos parceiros europeu.

O programa “Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores” resulta da fusão do programa “Europa para os cidadãos” e do anterior programa “Igualdade, Direitos e Cidadania”.

Imagem de destaque é meramente ilustrativa e com licença gratuita de uso

Também poderá gostar de

Escrever um comentário