O município de Amarante desafia todos os jovens do concelho a submeterem a concurso as ‘ideias’ que têm em mente e que proponham algo de inovador para o concelho. Os interessados – com idades entre os 14 e os 35 anos, naturais, estudantes, trabalhadores ou residentes em Amarante – podem submeter as propostas, individuais ou em grupo, até 20 de janeiro.
As propostas devem incidir nas áreas de competência do município, nomeadamente “investimentos, manutenções, programas ou atividades e projetos transversais a todo ou a parte do concelho, nas áreas da cultura, turismo, educação, ambiente, ação social, urbanismo e obras, desporto, saúde, voluntariado, associativismo, empreendedorismo e inovação”, enumera a autarquia, em comunicado.
O projeto vencedor recebe até 15 mil euros para concretizar a ideia apresentada.
O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) visa contribuir para o exercício de uma intervenção informada, ativa e responsável dos jovens nos processos de governação local.
Incentivar o diálogo e interação entre eleitos, contribuir para a educação cívica, adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens e aumentar a transparência da atividade da autarquia, são alguns dos objetivos desta iniciativa que, este ano, em Amarante, tem como lema “Dá voz à tua ideia”.
Imagem de destaque é meramente ilustrativa e com licença gratuita de uso