A Câmara de Baião anunciou, esta semana, a implementação de medidas para poupar energia e água nos equipamentos municipais.
Em comunicado, a autarquia esclarece que a problemática foi abordada na última reunião do Conselho Intermunicipal, durante a qual os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa aprovaram a implementação de um conjunto de medidas de eficiência energética.
As medidas abrangem a iluminação pública, gestão de edifícios, monumentos, espaços públicos e equipamentos municipais, contexto laboral e sensibilização da população.
Neste contexto, a Câmara Municipal de Baião definiu um conjunto de medidas de poupança de água e energia para implementar de forma faseada no concelho, a curto e a médio prazo.
Desligar iluminação exterior de caráter decorativo dos edifícios municipais, a partir das 24h00, desligar ‘outdoors’ digitais a partir das 22h00, iluminação de Natal ligada apenas no horário entre as 18h00 e as 23h00, regulação das temperaturas e horário de funcionamento dos equipamentos de climatização interior dos edifícios municipais, regulação da temperatura ambiente e da água das piscinas cobertas e substituição de forma progressiva de toda a iluminação exterior e interior dos edifícios municipais por iluminação LED são, entre outras, as medidas incluídas nas ações indicadas pelo município.
Para a autarquia, estas medidas significam um acréscimo face ao que já foi implementado pela Câmara, tais como a substituição total da iluminação pública por sistema LED e várias medidas de redução do consumo de água, através, por exemplo, da diminuição dos ciclos de rega.
Créditos imagem de destaque: C. M. Baião