A promoção da Serra da Aboboreira como paisagem protegida vai servir de mote para três seminários temáticos, a realizar nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, promovidos pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT).
O primeiro seminário terá lugar em Amarante, no Auditório do Instituto Empresarial do Tâmega, na próxima quinta-feira, dia 12, sob o tema “Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira: o processo, os desafios e as oportunidades”.
Com início previsto para as 14h00, o seminário inaugural vai contar com dois painéis, protagonizados por especialistas e estudiosos da serra e da região.
Em nota de imprensa, Cristina Vieira, presidente do conselho diretivo da Associação de Municípios do Douro e Tâmega, destaca a enorme riqueza do território.
“Enquanto região com uma biodiversidade e geodiversidade únicas, com um património geológico, geomineiro e paleontológico sem par (…), a Serra da Aboboreira é um tesouro que tem de ser divulgado, valorizado e preservado”, refere.
Já em fevereiro, será a vez de Baião e Marco de Canaveses darem continuidade à iniciativa, com o seminário “Património Natural”, no dia 2, e “Património Cultural e Paisagístico”, no dia 23, respetivamente.
A participação nos seminários está sujeita a inscrição prévia obrigatória, sendo os lugares limitados à capacidade do espaço.
A Serra da Aboboreira ocupa os concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.